Pular para o conteúdo principal

Frutificando com Perseverança


Por Rev. Felipe Camargo


A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança. (Lc 8.15)

Para ser perseverante e frutificar com perseverança é necessário reter a palavra no coração. A parábola que Jesus conta em Lucas 8 é para mostrar quem são aqueles que pertencem de fato ao reino de Deus; e mostrar porque há tantos que se desviam do evangelho. Jesus mostra que são poucos os que tem o coração preparado para receber a Palavra de Deus. Um dos versículos mais conhecidos, Salmo 119.11, diz que é guardando a Palavra de Deus no coração que nós não pecamos contra o Senhor. Isso só é possível se nós meditarmos nas Sagradas Escrituras. Infelizmente a meditação na Palavra do Senhor tem sido desprezada. Já reparou, por exemplo, que não temos o costume de decorar versículos bíblicos? Ou, que muitas vezes nem sequer lembramos do texto lido em nossa devocional? Ouvir e ler a Bíblia não é o mesmo que reter e guardar. É necessário tomar cuidado com as leituras superficiais da Bíblia, porque ela vai gerar em nós uma vida espiritual também superficial.

Quando a leitura bíblica não é superficial, mas existe uma meditação sincera, o resultado são os frutos. Outro texto bem conhecido é o salmo 1. No versículo 3 diz que aquele que medita na Palavra de Deus de dia e de noite é comparado à arvore que dá seu fruto no devido tempo. O primeiro fruto que surge é no momento da leitura. Muitas vezes somos confortados pelo texto que lemos, outras vezes somos exortados e não conseguimos ficar em paz enquanto não confessarmos nossos pecados. Mas, outros frutos surgem com o passar do tempo. Muitas vezes as mudanças em nossas vidas são notadas quando menos esperamos. 

No entanto, temos que ficar alertas também para as mudanças superficiais. Estas são aquelas mudanças que não duram muito tempo. A verdadeira transformação é aquela que é constante. O crente verdadeiro não se acomoda nem tem animo dobre (inconstante), mas ele sempre está frutificando com perseverança. 

O apóstolo João diz que, o que nos foi dado escrito (Bíblia), é suficiente para crermos em Cristo e crendo teremos vida em seu nome. A Palavra de Deus frutifica em nós dando a vida eterna. Foi por causa disso que Philip Paul Bliss escreveu o hino 351. Em princípio a intenção era apenas criar um cântico que fosse entoado na Escola Dominical de sua igreja. Mas, com o passar dos anos essa música começou a ser usada como tema para a Escola Bíblica Dominical em diversas partes do mundo. Philip entendia que só por meio das Escrituras uma igreja pode entender a graça divina e crescer no Senhor. “Que alegres são estas palavras de vida!

***
Fonte: Bereianos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS QUATRO ÚLTIMOS IMPÉRIOS MUNDIAIS - DANIEL CAPÍTULO 7

Continuando o capítulo 2, tem outra profecia dentro do mesmo assunto: as quatro últimas potências mundiais. No capítulo 2 estes impérios são representados por uma imagem dividida em 4 partes, que se esmiuçaram ao impacto de uma pedra cortada de um monte. No presente capítulo, estes mesmos impérios representam-se por um leão, um urso, um leopardo, e um animal anônimo terrível e espantoso. Por fim, vem o Filho do Homem, exercendo o juízo e estabelecendo o reino eterno do Altíssimo. I.          OS TEMPOS DOS GENTIOS Que são os tempos gentios.   O texto de Lucas refere-se a um período especial no qual Jerusalém será pisada pelos gentios  (Lc 21.24). O tempo dos gentios teve seu inicio quando uma parte de Israel foi levado de sua terra para o cativeiro na Babilônia em  586 a .C. (2º Cr 36.1-21; Dn 1.1-2) e só terminará quando Cristo voltar para governar sobre todo o mundo, e assumir o trono de Davi (Lc 1.31-32). II.       O CURSO DOS TEMPOS DOS GENTIOS 1.        O p

Sexo anal é pecado? O que a Bíblia diz sobre essa questão?

No dia 15 de novembro de 2010 publiquei aqui no blog um post abordando a questão do sexo oral. http://www.pranselmomelo.com.br/2010/11/sexo-oral-entre-casados-e-pecado.html Infelizmente toda e qualquer matéria que trata questões sexuais de forma mais explicita normalmente é rejeitada dentro de nossas Igrejas. Existe muito preconceito e desconhecimento sobre o tema, logo, muitas vezes o silencio se apresenta como melhor resposta. Desde que foi publicado o post recebe centenas de acessos, mantendo-o nos primeiros lugares ainda que já tenha sete meses de sua publicação. Isso mostra o grande interesse pelo assunto por parte dos leitores do blog sendo que o mesmo recebe também um grande numero de comentários. Entre outras dúvidas tenho sido indagado por alguns a respeito do sexo anal, se a prática é ou não condenada por Deus. A resposta dada pelo pastor Graciliano Martins a uma internauta responde com clareza as dúvidas que por ventura ainda ocupem a mente de outros irmãos. Pr

VISÃO DO TRONO DA MAJESTADE DIVINA APOCALIPSE - 4

João fora banido para a Ilha de Pátmos, por ordem do imperador Domiciano, “por causa da Palavra de Deus e pelo Testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9). Na solidão da ilha, foi presenteado com um dos mais altos privilégios que um mortal pode obter. Deus deu a João revelações maravilhosas, que em seu bojo, constituem o clímax do Apocalipse. Foi nesta Ilha que João teve a estupenda visão do Cristo glorificado (Ap 1.9-20). “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas” (Ap 4.1). Jesus convida o apóstolo João a subir ao Seu Trono para revelar os acontecimentos vindouros. Através das revelações deste livro queremos agora fixar os acontecimentos que ocorrerão após o arrebatamento da Igreja fiel de Jesus Cristo. João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para que entre por ela, entrando con