Pular para o conteúdo principal

Axé Católico?

Axé Católico?

.

Paulistana Jake se transformou numa celebridade com a música Pó pára com pó, que traz um refrão pop e onomatopaico contra a cocaína.


Jake é uma cantora de axé. Tem uma cabeleira farta, que ela sacoleja com a ginga das musas do gênero. Veste o figurino alegre das cantoras baianas, de um tradição iniciada por Gal Costa e Maria Bethânia, no Tropicalismo, e “modernizada” nos 90, pelo canto da cidade de Daniela Mercury. Vestidos esvoaçantes, brincos pesados, adornos coloridos e lábios discretamente pintados. Cheia de energia, ela corre o palco com coreografias simpáticas, a serem seguidas como passatempo dos jovens frequentadores nas micaretas Brasil afora. Jake, no entanto, não é mais uma cantora de axé. Dona do hit Pó pára com pó, fenômeno da internet no último mês, a paulistana de 29 anos, conseguiu, pelo menos por enquanto, imprimir a sua diferença no cenário uniforme da axé music. O que faz a sua diferença? O refrão pop e onomatopaico contra a cocaína associado a um dos nichos que mais crescem no mercado fonográfico nacional, a música de caráter religioso.

Jake, na verdade Jaqueline Michele Trevisan, não canta gospel, nem música de louvor. Sua praia é o axé católico. O rótulo tem a ver com o crescimento dos eventos católicos em estilo micareta que são realizados em temporadas específicas nos últimos cinco anos, em vários regiões do país. Na programação musical desses encontros, tem de tudo. Rock, axé music, pagode. Não há limites para a adoração cristã, dizem seus seguidores. Sobre a relação das mensagens religiosas com o universo mundano do axé, ela não vê problema. “Axé music é só alegria. Todas as minhas músicas exaltam a vida, a alegria e Deus”, defende.

Segundo a cantora, o alcance do seu hit para além do público católico amplia a divulgação do cristianismo e de mensagens otimistas sobre a vida. “Todos nós somos filhos de Deus. O importante é viver com amor e alegria. Eu exalto a criatura humana. E sou muito bem aceita, não tenho crítica”, coloca, a respeito da reação da ala mais conservadora da Igreja Católica. Na música desde os 14 anos, Jake começou sua carreira artística na igreja do bairro. Nessa época, alguns dos seus melhores amigos se envolveram com drogas. É para elas que a paulistana resolveu compor Pó pára com pó. A letra diz: Pó pára com pó. Estragar tuda vida, não faz isso não. Tua juventude vai pro beleléu”. E segue: Você tem que tomar uma overdose de Jesus. Injetar na veia o sangue que correu na cruz”.
Fonte: [ http://musica.blogcatolico.com.br ]
Para ver o vídeo da música, clique aqui! (se tiver coragem).

Axé católico? Além de ter uma musicalidade "difícil de escutar" (impossível pra mim), esse pessoal esqueceu de um pequeno detalhe: A palavra "AXÉ" não tem nada de "Cristão", pelo contrário, tal palavra "axé" é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. Segundo os adeptos, é uma força mística ou energia vital vinda dos orixás. Assim, quando se deseja axé a alguém, quer-se, ao pé da letra, que tal pessoa seja “abençoada” pelos orixás.

E não é só o pessoal católico que vem levantando a bandeira do "axé cristão", tem muito "evangélico axé(zeiro) por aí", veja abaixo:

http://www.adoos.com.br

http://www.youtube.com/watch?v=Ptp5hVq3_aE

http://guara-distritofederal.olx.com.br
E tem muito mais por aí. Abre o olho moçada...

RM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS QUATRO ÚLTIMOS IMPÉRIOS MUNDIAIS - DANIEL CAPÍTULO 7

Continuando o capítulo 2, tem outra profecia dentro do mesmo assunto: as quatro últimas potências mundiais. No capítulo 2 estes impérios são representados por uma imagem dividida em 4 partes, que se esmiuçaram ao impacto de uma pedra cortada de um monte. No presente capítulo, estes mesmos impérios representam-se por um leão, um urso, um leopardo, e um animal anônimo terrível e espantoso. Por fim, vem o Filho do Homem, exercendo o juízo e estabelecendo o reino eterno do Altíssimo. I.          OS TEMPOS DOS GENTIOS Que são os tempos gentios.   O texto de Lucas refere-se a um período especial no qual Jerusalém será pisada pelos gentios  (Lc 21.24). O tempo dos gentios teve seu inicio quando uma parte de Israel foi levado de sua terra para o cativeiro na Babilônia em  586 a .C. (2º Cr 36.1-21; Dn 1.1-2) e só terminará quando Cristo voltar para governar sobre todo o mundo, e assumir o trono de Davi (Lc 1.31-32). II.       O CURSO DOS TEMPOS DOS GENTIOS 1.        O p

Sexo anal é pecado? O que a Bíblia diz sobre essa questão?

No dia 15 de novembro de 2010 publiquei aqui no blog um post abordando a questão do sexo oral. http://www.pranselmomelo.com.br/2010/11/sexo-oral-entre-casados-e-pecado.html Infelizmente toda e qualquer matéria que trata questões sexuais de forma mais explicita normalmente é rejeitada dentro de nossas Igrejas. Existe muito preconceito e desconhecimento sobre o tema, logo, muitas vezes o silencio se apresenta como melhor resposta. Desde que foi publicado o post recebe centenas de acessos, mantendo-o nos primeiros lugares ainda que já tenha sete meses de sua publicação. Isso mostra o grande interesse pelo assunto por parte dos leitores do blog sendo que o mesmo recebe também um grande numero de comentários. Entre outras dúvidas tenho sido indagado por alguns a respeito do sexo anal, se a prática é ou não condenada por Deus. A resposta dada pelo pastor Graciliano Martins a uma internauta responde com clareza as dúvidas que por ventura ainda ocupem a mente de outros irmãos. Pr

VISÃO DO TRONO DA MAJESTADE DIVINA APOCALIPSE - 4

João fora banido para a Ilha de Pátmos, por ordem do imperador Domiciano, “por causa da Palavra de Deus e pelo Testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9). Na solidão da ilha, foi presenteado com um dos mais altos privilégios que um mortal pode obter. Deus deu a João revelações maravilhosas, que em seu bojo, constituem o clímax do Apocalipse. Foi nesta Ilha que João teve a estupenda visão do Cristo glorificado (Ap 1.9-20). “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas” (Ap 4.1). Jesus convida o apóstolo João a subir ao Seu Trono para revelar os acontecimentos vindouros. Através das revelações deste livro queremos agora fixar os acontecimentos que ocorrerão após o arrebatamento da Igreja fiel de Jesus Cristo. João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para que entre por ela, entrando con