Pular para o conteúdo principal

Jesus Cristo é uma cópia de Zaratustra/Zoroastro? NÃO!!!

Zoroastro
O Cristianismo foi influenciado pelo Zoroastrismo? Jesus Cristo é um plágio de Zaratustra/Zoroastro?
Isso não passa de uma grande mentira. Se analisarmos a fundo a história de Zoroastro e a de Cristo, perceberemos que eles são completamente diferentes, pois a maioria das “semelhanças” entre eles são falsas, não passam de invenções.
Vamos ver:
Zoroastro era um profeta iraniano e fundador do Zoroastrismo. Apesar da datação de sua vida ser fervorosamente debatido, acredita-se que ele seja contemporâneo do Rei Hystaspes, fazendo do sexto século A.C. a datação mais provável. Uma evidência disso é mostrada através da Avesta que menciona conversas pessoais entre os dois, como esta:
“‘Eu sou um homem piedoso, que fala palavras de bênçãos,’ assim diste Zarathustra ao jovem rei Vishtaspa ‘Ó jovem rei Vishtaspa! [Eu o abençoo]” Vishtasp Yasht, 167.
Jesus Cristo é o Filho de Deus, enviado pelo próprio Pai para a redenção da humanidade (João 3:16). Ele é a luz do mundo (João 8:12). É o caminho, a verdade e a vida que leva ao Pai (João 14:6), o único Mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5). Todos conhecemos a história dele. Ele é o Filho de Deus e é também o próprio Deus encarnado (João 1:1-14, João 10:30, João 17:1-5, Filipenses 2:5-8, Colossenses 2:9).
Vamos desmistificar agora as “semelhanças” entre eles:
1. Nascimento virginal
Não há menção de um nascimento virginal em qualquer texto Zoroastriano nem os eventos do nascimento de Zoroastro parecem ter qualquer relação com Jesus. O verdadeiro registro a respeito de seu nascimento são dados abaixo:
Versão 1: Os pais de Zoroastro (Dukdaub e Pourushasp) eram um casal casado normal que conceberam um filho por meios naturais. Zoroastro é descrito como rindo quando nasceu, ao mesmo tempo tendo uma visível e brilhante aura ao seu redor: “[Zoroastro] veio para a posteridade… que é Pourushasp, seu pai, e Dukdaub que é sua mãe. E também enquanto ele está nascendo e pela duração da vida, ele produziu radiância, luz e brilho do lugar de sua própria morada…” Denkard, Bk 5 2:1-2.
Versão 2: Em um texto posterior, um embelezamento é adicionados pelos seguidores zoroastristas. Somos informados que Ahura Mazda (a principal divindade do Zoroastrismo) implanta a alma de Zoroastro na planta sagrada Haoma e através do leite da planta Zoroastro nasce.
Nascimento de Jesus: sua mãe, Maria, o concebeu em santidade, por ação do Espírito Santo de Deus (Mateus 1:18-15).
O contraste aqui fica óbvio. Não há semelhança alguma entre o nascimento de Zoroastro com o nascimento de Jesus Cristo.
2. Tentado no deserto
Diz-se também que Zoroastro é tentado por um espírito maligno a renunciar sua fé com a promessa de receber poder sobre as nações. Contudo, esta história é encontrada no Vendidad, o texto zoroastrista que lista as leis a respeito de demônios, escritas algum tempo entre 250 a 650 D.C. (séculos DEPOIS da vida de Jesus):
“Novamente para ele diz o Criador do mundo maligno, Angra Mainyu: ‘Não destrua minhas criaturas, Ó santo Zarathushtra… Renuncie a boa Religião dos adoradores de Mazda, e você ganhará um beneficio de… o governante das nações.'” Vendidad Fargad 19:671.
Já Jesus Cristo, ao ser tentado por Satanás no deserto, vence o mal por meio da fé e obediência a Deus (Lucas 4 1-13).
3. Semente da mulher
O Velho Testamento cristão se refere ao Salvador da humanidade nascendo de uma mulher. Críticos clamam que este conceito foi roubado de Zoroastro, cujo nome significa semente da mulher. Mas isso é mentira: O nome é um antigo composto iraniano de ‘zareta’ (velho, fraco) e ‘ustra’ (camelo). Seu nome persa original ‘Zarathushtra’ (Zoroastro é a tradução Grega/Portuguesa) literalmente é traduzido como “dono dos fracos camelos”. Também se alega que Zoroastro era chamado de ‘A Palavra Feita Carne’ e ‘A Palavra Viva’, mas não existem tais referências (ou seja, é tudo mentira).
4. Ministério começou aos 30 anos
Acredita-se que Zoroastro iniciou seus ensinamentos na idade de 30 anos, assim como o Senhor Jesus. Apesar de Zoroastro tecnicamente sair para isolamento na idade de 30 para iniciar seus ensinos, ele foi afastado e ignorado por 12 anos até sua religião ser aceita pelo Rei Vishtaspa. Jesus, pelo contrário, atraiu seguidores instantaneamente.
Acredita-se ainda que Zoroastro foi morto por volta da idade de 77, enquanto Jesus foi morto por volta de 33. Porém, esse fato sobre Zoroastro não é mencionado até textos tardios datados de cerca de 225 D.C. (mais de 200 anos DEPOIS que o Cristianismo já estava em circulação).
5. Eucaristia
Críticos clamam que o conceito de comunhão com pão e vinho originou-se com Zoroastro, mas NÃO existem tais celebrações. Apesar dos sacerdotes aceitarem sacrifícios de carne, flores, leite, pão, fruta e água sagrada, não havia comunhão simbólica feita pelos seguidores de Zoroastro, além de beber o suco da sagrada planta Haoma. Todavia, isso não mantinha o significado corpo-sangue da Eucaristia cristã.
6. Monoteísmo
Zoroastro originalmente ensinou o conceito de um só deus, mas os sacerdotes zoroastristas, para fazer a religião mais atraente, DEPOIS adicionaram várias outras divindades. Já o Cristianismo, desde o princípio, prega um Deus trino (Um só Deus, composto por três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo: Santíssima Trindade: o único Deus Verdadeiro).
7. Ambos ensinam uma batalha espiritual entre bem e mal
Verdade, mas isto é verdade para quase todas as religiões. O maior deus do Zoroastrismo é Ahura Mazda, enquanto que o maior Deus da crença judaico-cristã é Yahweh (Javé/Jeová). O arqui-inimigo do Zoroastrismo é Angra Mainyu, enquanto que no Cristianismo o arqui-inimigo é Satanás.
O Zoroastrismo ensina também o dualismo das duas figuras (os dois são um), enquanto que o Cristianismo ensina a subordinação de Satanás a Deus (Deus e Satanás são figuras diferentes e Deus é superior a Satanás).
8. Julgamento
O Zoroastrismo ensina que todos os homens serão julgados de acordo com suas obras no julgamento final. O Cristianismo também ensina que os homens serão julgados segundo suas obras (Mateus 25:31-46; Apocalipse 20:11-15), porém as obras são apenas fruto da fé verdadeira em Cristo (Tiago 2:26).
9. Salvação
O Zoroastrismo ensina que todos os homens no final serão salvos. O Cristianismo ensina que o destino dos pecadores é a morte eterna (Mateus 25:31-46; Apocalipse 20:15) e a salvação é somente para aqueles que reconhecerem que Cristo é o Filho de Deus (1 João 4:15; Filipenses 2:11) e crerem que Deus o ressuscitou dentre os mortos (Romanos 10:9; 1 Pedro 1:21).
10. Ressurreição de todos os homens
O Zoroastristas ensinam a eventual ressurreição de todos os homens no fim dos tempos. O Cristianismo também ensina isso, mas apenas para o julgamento de almas e o reinado milenar dos justos, enquanto que os injustos terão de provar da segunda morte (Apocalipse 20:12-15).
11. Morte pelos pecados da humanidade
Acredita-se que Zoroastro foi morto na idade de 77, depois de ser assassinado em um altar de seus templos por invasores turanianos (apesar de isso ainda ser debatido). Apesar disso, nunca se acreditou que sua morte expiou pecados ou manteve qualquer outro significado espiritual.
Já o Cristianismo claramente prega que Cristo morreu pelos pecados de toda a humanidade (1 João 2:2; Hebreus 2:9; 1 Coríntios 5:14-15; João 1: 29; Romanos 5:18; 1 João 4:14; 1 Timóteo 2:6; João 3:16-17; João 6:33; João 12:47).

Em conclusão, a maioria dos textos zoroastristas foram escritos séculos depois dos textos cristãos. Os relatos da vida de Zoroastro que existem antes do tempo de Jesus (os Gathas) consistem principalmente de vagos escritos poéticos que dizem muito pouco sobre sua vida. Os atos incríveis associados a ele foram adicionados por sacerdotes zoroastristas, desejando fazer da religião mais apelativa.
Quanto a Cristo, temos as Escrituras como relatos vastos, fiéis e detalhados da pessoa que Ele realmente foi. Temos também muitos escritos extra-bíblicos (Flávio Josefo, Mara Bar-Serapião, Julio Africano, Tácito, Talmude da Babilônia, Luciano de Samosata, Suetônio, Plínio, o Jovem, entre outros) que confirmam Sua existência e as informações da Bíblia. Enfim, não há dúvidas de que Jesus foi um marco na história da humanidade e que sempre foi autêntico. A maioria dessas “semelhanças” entre Ele e Zoroastro (e também com outros deuses) são falsas e uma rápida pesquisa comprova isso. Eis a importância de não sair por aí acreditando em tudo o que dizem os céticos.

Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS QUATRO ÚLTIMOS IMPÉRIOS MUNDIAIS - DANIEL CAPÍTULO 7

Continuando o capítulo 2, tem outra profecia dentro do mesmo assunto: as quatro últimas potências mundiais. No capítulo 2 estes impérios são representados por uma imagem dividida em 4 partes, que se esmiuçaram ao impacto de uma pedra cortada de um monte. No presente capítulo, estes mesmos impérios representam-se por um leão, um urso, um leopardo, e um animal anônimo terrível e espantoso. Por fim, vem o Filho do Homem, exercendo o juízo e estabelecendo o reino eterno do Altíssimo. I.          OS TEMPOS DOS GENTIOS Que são os tempos gentios.   O texto de Lucas refere-se a um período especial no qual Jerusalém será pisada pelos gentios  (Lc 21.24). O tempo dos gentios teve seu inicio quando uma parte de Israel foi levado de sua terra para o cativeiro na Babilônia em  586 a .C. (2º Cr 36.1-21; Dn 1.1-2) e só terminará quando Cristo voltar para governar sobre todo o mundo, e assumir o trono de Davi (Lc 1.31-32). II.       O CURSO DOS TEMPOS DOS GENTIOS 1.        O p

Sexo anal é pecado? O que a Bíblia diz sobre essa questão?

No dia 15 de novembro de 2010 publiquei aqui no blog um post abordando a questão do sexo oral. http://www.pranselmomelo.com.br/2010/11/sexo-oral-entre-casados-e-pecado.html Infelizmente toda e qualquer matéria que trata questões sexuais de forma mais explicita normalmente é rejeitada dentro de nossas Igrejas. Existe muito preconceito e desconhecimento sobre o tema, logo, muitas vezes o silencio se apresenta como melhor resposta. Desde que foi publicado o post recebe centenas de acessos, mantendo-o nos primeiros lugares ainda que já tenha sete meses de sua publicação. Isso mostra o grande interesse pelo assunto por parte dos leitores do blog sendo que o mesmo recebe também um grande numero de comentários. Entre outras dúvidas tenho sido indagado por alguns a respeito do sexo anal, se a prática é ou não condenada por Deus. A resposta dada pelo pastor Graciliano Martins a uma internauta responde com clareza as dúvidas que por ventura ainda ocupem a mente de outros irmãos. Pr

VISÃO DO TRONO DA MAJESTADE DIVINA APOCALIPSE - 4

João fora banido para a Ilha de Pátmos, por ordem do imperador Domiciano, “por causa da Palavra de Deus e pelo Testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9). Na solidão da ilha, foi presenteado com um dos mais altos privilégios que um mortal pode obter. Deus deu a João revelações maravilhosas, que em seu bojo, constituem o clímax do Apocalipse. Foi nesta Ilha que João teve a estupenda visão do Cristo glorificado (Ap 1.9-20). “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas” (Ap 4.1). Jesus convida o apóstolo João a subir ao Seu Trono para revelar os acontecimentos vindouros. Através das revelações deste livro queremos agora fixar os acontecimentos que ocorrerão após o arrebatamento da Igreja fiel de Jesus Cristo. João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para que entre por ela, entrando con