Pular para o conteúdo principal

O homem sonha e Deus realiza


.

Por: Rev. Marcos André Marques


A frase acima parece mais uma das encontradas em pára-choque de caminhão, mas não é. Ela faz parte de um novo tipo de adeptos de frases de auto-ajuda, que estão presentes hoje em muitas traseiras de automóveis, que circulam pelas ruas das cidades espalhadas por esse imenso Brasil.

Porém, quero me utilizar dela para combater o que os adeptos da teologia da prosperidade, da confissão positiva e também, dos já populares teólogos da auto-ajuda, estão divulgando em suas canções, preleções e ações.

Na busca pela divinização do homem e na humanização de Deus, que implica em tornar o homem onipotente e Deus em subserviente à vontade humana, esse grupo (não quero cometer o extremo de chamá-lo de quadrilha, embora muitos o façam) tem afirmado, constantemente, que “Deus tem sonhos”. Isso tem me incomodado imensamente por pelo menos três motivos:

1) Deus não dorme. Como poderia sonhar. O salmista no salmo 121.4, afirma: “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”. Acho que estão cometendo um grande engano, pois estão querendo colocar Deus para dormir;

2) O sonho é algo passível de acontecer ou não. Pelo que eu sei das Escrituras Sagradas afirmam que Deus é soberano;

3) Deus não sonha; Deus tem planos e nenhum deles podem ser frustrados (cf. Jó 42.2).

Alguns, inadvertidamente, querem defender a idéia de que sonho e plano são sinônimos, porém, observe o que diz o Dicionário Aurélio XXI sobre sonho e plano:

Sonho [Do lat. somniu.], substantivo, masculino;

1. Seqüência de fenômenos psíquicos (imagens, representações, atos, idéias, etc.) que involuntariamente ocorrem durante o sono;
2. O objeto do sonho (1); aquilo com que se sonha;
3. Seqüência de pensamentos, de idéias vagas, mais ou menos agradáveis, mais ou menos incoerentes, às quais o espírito se entrega em estado de vigília, geralmente para fugir à realidade; devaneio, fantasia;
4. Desejo veemente; aspiração;
5. Aquilo que enleva, transporta, pela extraordinária beleza natural ou estética;
6. Coisa ou pessoa muito bonita; visão;
7. Idéia dominante perseguida com interesse e paixão;
8. O que é produto da imaginação; fantasia, ilusão; quimera (exemplo: seus planos não passam de sonhos)

Plano [Do lat. planu.], substantivo, masculino;

1. Projeto;
2. Projeto ou empreendimento com fim determinado;
3. Conjunto de métodos e medidas para a execução de um empreendimento;
4. Documento que encerra um conjunto de ações governamentais a serem adotadas, visando determinado objetivo;
5. Arranjo ou disposição de uma obra;

Ao meu modo dever e seguindo o que ensina a Bíblia Sagrada, essas palavras não são usadas uma pela outra, principalmente quando se referem a Deus.

Além dos motivos expressos acima, o que realmente está por trás desse tremendo equivoco, são os pressupostos humanistas e secularizado, desses teólogos de meia-tijela, que além de defender uma hermenêutica contemporânea, que nega o sentido do texto como dádiva do autor, buscando justificar as suas afirmações e doutrinas, torcem a verdade de Deus para a sua própria condenação.

Por isso, invertem os papéis. Querem tornar os homens deuses e transformar Deus em seu servo, uma completa loucura! Tais teólogos, via de regra, se utilizando de meios de comunicação em massa (rádio ou TV), fazem, diariamente, afirmações esdrúxulas do tipo: Deus tem sonhos! Ou: Exija seus direitos! Ou ainda, coloque Deus no recanto da parede e exija o que ele lhe prometeu!

Infelizmente, devido à ignorância bíblica do povo, que se diz de Deus, esses falsos mestres, falsos pastores e falsos apóstolos têm conseguido grande número de adeptos. Esses se importam apenas em barganhar com Deus a fim de obterem mais lucros e se tornarem cada vez mais ricos. Desejam gozar “o lado bom da vida”, mergulhando num imenso hedonismo e, deixando de lado o que é mais importante: os dividendos espirituais. Devemos lembrar o que disse o Senhor Jesus: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.19-20).

Em vista disso, embora pareça démodé, prefiro a frase ingênua e típica de pára-choque de caminhão: O homem sonha e Deus realiza, a comprometedora, equivocada e herética frase dos defensores da Teologia da Prosperidade, quando afirmam: “Eu não morrerei enquanto o Senhor não cumprir em mim todos os sonhos que ele mesmo sonhou pra mim”.


Rev. Marcos André Marques 
Fonte: [ Blog do autor ]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS QUATRO ÚLTIMOS IMPÉRIOS MUNDIAIS - DANIEL CAPÍTULO 7

Continuando o capítulo 2, tem outra profecia dentro do mesmo assunto: as quatro últimas potências mundiais. No capítulo 2 estes impérios são representados por uma imagem dividida em 4 partes, que se esmiuçaram ao impacto de uma pedra cortada de um monte. No presente capítulo, estes mesmos impérios representam-se por um leão, um urso, um leopardo, e um animal anônimo terrível e espantoso. Por fim, vem o Filho do Homem, exercendo o juízo e estabelecendo o reino eterno do Altíssimo. I.          OS TEMPOS DOS GENTIOS Que são os tempos gentios.   O texto de Lucas refere-se a um período especial no qual Jerusalém será pisada pelos gentios  (Lc 21.24). O tempo dos gentios teve seu inicio quando uma parte de Israel foi levado de sua terra para o cativeiro na Babilônia em  586 a .C. (2º Cr 36.1-21; Dn 1.1-2) e só terminará quando Cristo voltar para governar sobre todo o mundo, e assumir o trono de Davi (Lc 1.31-32). II.       O CURSO DOS TEMPOS DOS GENTIOS 1.        O p

Sexo anal é pecado? O que a Bíblia diz sobre essa questão?

No dia 15 de novembro de 2010 publiquei aqui no blog um post abordando a questão do sexo oral. http://www.pranselmomelo.com.br/2010/11/sexo-oral-entre-casados-e-pecado.html Infelizmente toda e qualquer matéria que trata questões sexuais de forma mais explicita normalmente é rejeitada dentro de nossas Igrejas. Existe muito preconceito e desconhecimento sobre o tema, logo, muitas vezes o silencio se apresenta como melhor resposta. Desde que foi publicado o post recebe centenas de acessos, mantendo-o nos primeiros lugares ainda que já tenha sete meses de sua publicação. Isso mostra o grande interesse pelo assunto por parte dos leitores do blog sendo que o mesmo recebe também um grande numero de comentários. Entre outras dúvidas tenho sido indagado por alguns a respeito do sexo anal, se a prática é ou não condenada por Deus. A resposta dada pelo pastor Graciliano Martins a uma internauta responde com clareza as dúvidas que por ventura ainda ocupem a mente de outros irmãos. Pr

VISÃO DO TRONO DA MAJESTADE DIVINA APOCALIPSE - 4

João fora banido para a Ilha de Pátmos, por ordem do imperador Domiciano, “por causa da Palavra de Deus e pelo Testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9). Na solidão da ilha, foi presenteado com um dos mais altos privilégios que um mortal pode obter. Deus deu a João revelações maravilhosas, que em seu bojo, constituem o clímax do Apocalipse. Foi nesta Ilha que João teve a estupenda visão do Cristo glorificado (Ap 1.9-20). “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas” (Ap 4.1). Jesus convida o apóstolo João a subir ao Seu Trono para revelar os acontecimentos vindouros. Através das revelações deste livro queremos agora fixar os acontecimentos que ocorrerão após o arrebatamento da Igreja fiel de Jesus Cristo. João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para que entre por ela, entrando con