Pular para o conteúdo principal

Teologia? Por que e para que?



Hoje é comum ouvirmos nas igrejas evangélicas as seguintes frases ou declarações: “Temos é que conhecer a Bíblia e não Teologia”“Teologia é invenção de homens e eu sigo só a Cristo”“Não preciso de Teologia, preciso da Bíblia” e afins.

Eu pergunto: precisamos de teologia? Por que precisamos? E se nós precisamos, para que ela serve, para que ela é útil? Ela tem alguma relação com a nossa vida prática como crentes?

Bom, antes de tudo, temos que entender o que dizemos por Teologia. Essa palavra vem do grego (théos = Deus + logos = conhecimento), logos significa conhecimento, estudo no grego. Por isso temos biologia, arqueologia, etc. A teologia então, nada mais é que uma forma de se organizar o estudo sobre Deus, sobre os ensinos bíblicos.

Aí alguém fala: “Eu não gosto de Teologia, prefiro ficar com Jesus e só”! Mas, deixe-me perguntar uma coisa a você: você crê que Cristo é o seu Salvador? Que Ele morreu na cruz por você, pagando todos os seus pecados? Se você responder sim a essas perguntas (o que creio que vá responder), lamento, mas você já faz teologia, e estuda teologia. Porque a resposta a essas questões é o que chamamos de teologia!

Aí tudo bem. Mas aí você pode perguntar: “Bom, está certo. Eu sei que isso é teologia então. Mas por que precisamos dela, para que ela serve e como posso saber onde isso é bom e onde não? Que critérios eu uso?”. É para isso que eu me propus a escrever. E vamos começar a ver alguns critérios para sabermos se o que lemos, cremos, praticamos, vivemos é boa teologia ou invenções humanas. Ok? Me acompanhe nessa empreitada então.

Antes de tudo, vamos entender o porquê de estudarmos teologia. Como eu falava acima, o motivo de tudo isso é para podermos compreender o que cremos. Teologia, doutrina, dogma, credo não são palavras vazias, que só remontariam a um academicismo. Antes estão no nosso dia-a-dia. Veja só: “credo” vem do latim e significa creio. Oras, todos nós cremos, não é? Cremos nas Escrituras, em Jesus Cristo como nosso Senhor, portanto credo não é algo abstrato, é a nossa fé, o que cremos. Doutrina vem de um termo em latim, “docere”, que significa ensinar. E o ensino sempre fez parte do ministério de Jesus e dos apóstolos. Se você prestar atenção, verá que boa parte do NT é dedicada a ensino, ou seja, doutrina. As cartas de Paulo são o melhor exemplo disso. E por fim, dogma vem do grego “dokeo” que significa pensar. E é impossível você falar de uma fé sem crer, sem ensino e sem pensar. Portanto todos nós precisamos de teologia, credo, doutrina e dogma.

Então veja que a teologia não é algo distante da nossa vida, ao contrário. Ela tem que ser unha e carne com a vida que levamos. Como falou Lutero, “A teologia não é nada mais do que a gramática da língua do Espírito Santo”. A nossa vida tem que refletir a nossa fé ou algo estará errado. E para isso, temos que conhecer o que cremos. E aí entra a teologia.

Agora que entendemos o porquê de estudarmos a teologia, vejamos alguns parâmetros para que não tomemos gato por lebre.

Primeiroa teologia não é algo somente para nossa instrução e prazer pessoal. Não é algo para que fiquemos fazendo elocubrações privadas sobre o que seria verdade ou não, em especulações sem sentido. Mas antes, a teologia tem de ser um instrumento para o crescimento e instrução da igreja. Ela tem que ser posta a serviço dos crentes como um todo. Senão, desvia-se do propósito para o qual ela foi pensada, destinada que é a instrução, o ensino.

Segundoa teologia parte necessariamente da revelação da Palavra. Ela tem que nascer das Escrituras, se sair da base da Palavra de Deus já não será teologia, mas sim uma teodicéia. Se perdermos as Escrituras como a base da teologia, aí se perde todo o Resto, perde-se a vida. Por que aí sim você correrá o risco de não estar abraçando ensinamentos bíblicos, mas ensinos e doutrinas de homens!

A verdadeira espiritualidade não consiste em revelações espetaculares, atos sobrenaturais, não! A verdadeira espiritualidade é obedecer a Deus.

Agora já que sabemos qual o propósito da teologia, por que precisamos dela e para que ela serve, possamos nós parar com esse preconceito bobo que muitos evangélicos têm como mencionei no início desse texto, e aprendermos mais de tudo o que Deus se revelou a nós nas Escrituras e termos consciência da nossa fé. 

Que possamos saber dar a razão da nossa fé a todos quantos perguntarem a nós. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS QUATRO ÚLTIMOS IMPÉRIOS MUNDIAIS - DANIEL CAPÍTULO 7

Continuando o capítulo 2, tem outra profecia dentro do mesmo assunto: as quatro últimas potências mundiais. No capítulo 2 estes impérios são representados por uma imagem dividida em 4 partes, que se esmiuçaram ao impacto de uma pedra cortada de um monte. No presente capítulo, estes mesmos impérios representam-se por um leão, um urso, um leopardo, e um animal anônimo terrível e espantoso. Por fim, vem o Filho do Homem, exercendo o juízo e estabelecendo o reino eterno do Altíssimo. I.          OS TEMPOS DOS GENTIOS Que são os tempos gentios.   O texto de Lucas refere-se a um período especial no qual Jerusalém será pisada pelos gentios  (Lc 21.24). O tempo dos gentios teve seu inicio quando uma parte de Israel foi levado de sua terra para o cativeiro na Babilônia em  586 a .C. (2º Cr 36.1-21; Dn 1.1-2) e só terminará quando Cristo voltar para governar sobre todo o mundo, e assumir o trono de Davi (Lc 1.31-32). II.       O CURSO DOS TEMPOS DOS GENTIOS 1.        O p

Sexo anal é pecado? O que a Bíblia diz sobre essa questão?

No dia 15 de novembro de 2010 publiquei aqui no blog um post abordando a questão do sexo oral. http://www.pranselmomelo.com.br/2010/11/sexo-oral-entre-casados-e-pecado.html Infelizmente toda e qualquer matéria que trata questões sexuais de forma mais explicita normalmente é rejeitada dentro de nossas Igrejas. Existe muito preconceito e desconhecimento sobre o tema, logo, muitas vezes o silencio se apresenta como melhor resposta. Desde que foi publicado o post recebe centenas de acessos, mantendo-o nos primeiros lugares ainda que já tenha sete meses de sua publicação. Isso mostra o grande interesse pelo assunto por parte dos leitores do blog sendo que o mesmo recebe também um grande numero de comentários. Entre outras dúvidas tenho sido indagado por alguns a respeito do sexo anal, se a prática é ou não condenada por Deus. A resposta dada pelo pastor Graciliano Martins a uma internauta responde com clareza as dúvidas que por ventura ainda ocupem a mente de outros irmãos. Pr

VISÃO DO TRONO DA MAJESTADE DIVINA APOCALIPSE - 4

João fora banido para a Ilha de Pátmos, por ordem do imperador Domiciano, “por causa da Palavra de Deus e pelo Testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9). Na solidão da ilha, foi presenteado com um dos mais altos privilégios que um mortal pode obter. Deus deu a João revelações maravilhosas, que em seu bojo, constituem o clímax do Apocalipse. Foi nesta Ilha que João teve a estupenda visão do Cristo glorificado (Ap 1.9-20). “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas” (Ap 4.1). Jesus convida o apóstolo João a subir ao Seu Trono para revelar os acontecimentos vindouros. Através das revelações deste livro queremos agora fixar os acontecimentos que ocorrerão após o arrebatamento da Igreja fiel de Jesus Cristo. João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para que entre por ela, entrando con