Pular para o conteúdo principal

Paradoxo da Onipotência Divina: Deus pode criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantar?

Deus pode criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantar?
Esta pergunta é feita com frequência por aqueles que não compreendem a natureza da onipotência de Deus. Esse paradoxo da onipotência pretende “provar” que Deus não é onipotente. Comumente é apresentado da seguinte maneira: Se Deus pode criar uma pedra tão pesada que Ele não possa levantar, então Ele não é onipotente, porque não pode levantar a tal pedra. Mas se Ele não pode criar essa pedra, então Ele, do mesmo modo, não é onipotente.
E aí, cristãos, Deus realmente é onipotente?
Sim, Deus é onipotente. Mas precisamos entender que quando os cristãos dizem que Deus é onipotente (Mateus 19:26; Salmo 115:3), eles não estão dizendo que Ele pode criar tudo, e sim que Ele pode criar tudo o que é logicamente possível.
  • Deus pode criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantar?Então Deus pode criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantar? Não.
  • Então Ele não é onipotente? Sim, Deus é onipotente.
  • Mas se Deus é onipotente, por que Ele não pode criar uma pedra que Ele mesmo não possa levantar? Porque isso é logicamente impossível. Lembre-se: Deus pode tudo o que é logicamente possível. É lógico um ser onipotente não poder fazer algo? Não. Portanto, isso não pode acontecer; é apenas uma impossibilidade intrínseca.
Imagine que você é um ótimo desenhista. Se eu lhe pedir para desenhar um circulo você vai conseguir facilmente, pois é um ótimo desenhista. Se eu lhe pedir para desenhar um quadrado você vai conseguir, afinal é um ótimo desenhista. Agora, se eu lhe pedir para desenhar um circulo quadrado você vai conseguir? É claro que não, porque isso é logicamente impossível! A onipotência de Deus é assim. Ele pode tudo, porém somente o que é lógico.
Deus pode criar tudo, mas somente tudo o que é logicamente possível. Onipotência é isso: poder para criar tudo o que é logicamente possível. Portanto, sendo Deus onipotente, Ele não pode criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não a possa levantar, porque isso contraria a Sua onipotência; porque a existência de uma pedra tão pesada que um ser onipotente não possa levantar é ilógico. Onipotência é poder para criar tudo o que é logicamente possível, não o que é logicamente impossível.
C. S. Lewis, em seu livro “O Problema do Sofrimento”, nos explica:
“A sua onipotência significa poder para fazer tudo que é intrinsecamente possível, e não para fazer o que é intrinsecamente impossível. É possível atribuir-lhe milagres, mas não tolices. Isto não é um limite ao seu poder. Se disser: ‘Deus pode dar a uma criatura o livre-arbítrio e, ao mesmo tempo, negar lhe o livre-arbítrio’ não conseguiu dizer nada sobre Deus: combinações de palavras sem sentido não adquirem repentinamente sentido simplesmente porque acrescentamos a elas como prefixo dois outros termos: ‘Deus pode’. Permanece verdadeiro que todas as coisas são possíveis com Deus: as impossibilidades intrínsecas não são coisas mas insignificâncias (praticamente não existem). Não é possível nem a Deus nem à mais fraca de suas criaturas executar duas alternativas que se excluem mutuamente; não porque o seu poder encontre um obstáculo, mas porque a tolice continua sendo tolice mesmo quando é falada sobre Deus.”
Aqui está uma breve lista de algumas coisas que Deus não pode fazer, com base em seus outros atributos:
  1. Deixar de existir – Deus é eterno (Salmo 90:2; Salmo 93:2), portanto Ele não pode deixar de existir, porque isso seria logicamente inconsistente com a Sua natureza eterna.
  2. Não estar presente em algum lugar – Deus é onipresente (Salmo 139:7-10; Salmo 115:3; Jeremias 23:23-24), portanto Ele está presente em todos os lugares e jamais poderá deixar de estar em um lugar em algum momento.
  3. Mudar a sua natureza – Deus é um Ser imutável (Malaquias 3:6), portanto Ele não pode mudar, porque isso seria logicamente impossível.
  4. Não saber alguma coisa – Deus é onisciente (1 João 3:20; Provérbios 15:11), portanto nunca poderá deixar de saber alguma coisa ou aprender algo novo, porque Ele já sabe tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS QUATRO ÚLTIMOS IMPÉRIOS MUNDIAIS - DANIEL CAPÍTULO 7

Continuando o capítulo 2, tem outra profecia dentro do mesmo assunto: as quatro últimas potências mundiais. No capítulo 2 estes impérios são representados por uma imagem dividida em 4 partes, que se esmiuçaram ao impacto de uma pedra cortada de um monte. No presente capítulo, estes mesmos impérios representam-se por um leão, um urso, um leopardo, e um animal anônimo terrível e espantoso. Por fim, vem o Filho do Homem, exercendo o juízo e estabelecendo o reino eterno do Altíssimo. I.          OS TEMPOS DOS GENTIOS Que são os tempos gentios.   O texto de Lucas refere-se a um período especial no qual Jerusalém será pisada pelos gentios  (Lc 21.24). O tempo dos gentios teve seu inicio quando uma parte de Israel foi levado de sua terra para o cativeiro na Babilônia em  586 a .C. (2º Cr 36.1-21; Dn 1.1-2) e só terminará quando Cristo voltar para governar sobre todo o mundo, e assumir o trono de Davi (Lc 1.31-32). II.       O CURSO DOS TEMPOS DOS GENTIOS 1.        O p

Sexo anal é pecado? O que a Bíblia diz sobre essa questão?

No dia 15 de novembro de 2010 publiquei aqui no blog um post abordando a questão do sexo oral. http://www.pranselmomelo.com.br/2010/11/sexo-oral-entre-casados-e-pecado.html Infelizmente toda e qualquer matéria que trata questões sexuais de forma mais explicita normalmente é rejeitada dentro de nossas Igrejas. Existe muito preconceito e desconhecimento sobre o tema, logo, muitas vezes o silencio se apresenta como melhor resposta. Desde que foi publicado o post recebe centenas de acessos, mantendo-o nos primeiros lugares ainda que já tenha sete meses de sua publicação. Isso mostra o grande interesse pelo assunto por parte dos leitores do blog sendo que o mesmo recebe também um grande numero de comentários. Entre outras dúvidas tenho sido indagado por alguns a respeito do sexo anal, se a prática é ou não condenada por Deus. A resposta dada pelo pastor Graciliano Martins a uma internauta responde com clareza as dúvidas que por ventura ainda ocupem a mente de outros irmãos. Pr

VISÃO DO TRONO DA MAJESTADE DIVINA APOCALIPSE - 4

João fora banido para a Ilha de Pátmos, por ordem do imperador Domiciano, “por causa da Palavra de Deus e pelo Testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9). Na solidão da ilha, foi presenteado com um dos mais altos privilégios que um mortal pode obter. Deus deu a João revelações maravilhosas, que em seu bojo, constituem o clímax do Apocalipse. Foi nesta Ilha que João teve a estupenda visão do Cristo glorificado (Ap 1.9-20). “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas” (Ap 4.1). Jesus convida o apóstolo João a subir ao Seu Trono para revelar os acontecimentos vindouros. Através das revelações deste livro queremos agora fixar os acontecimentos que ocorrerão após o arrebatamento da Igreja fiel de Jesus Cristo. João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para que entre por ela, entrando con