Pular para o conteúdo principal

Antigo texto bíblico descoberto em uma máscara de múmia egípcia


Egyptian-mask_1024
Um exemplo de uma máscara de múmia feita a partir de papiros e linho. Crédito: Museu do Brooklyn, Charles Edwin Wilbour Fund
Datado do primeiro século d.C., o que poderia ser o mais antigo fragmento do Evangelho de Marcos foi descoberto em um lugar bastante incomum – que cobre o rosto de um cidadão egípcio mumificado.
Um fragmento do que poderia ser a mais antiga cópia do Evangelho de Marcos – o mais velho dos quatro evangelhos canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João, e central para o sistema de crenças do cristianismo – está previsto para ser publicado depois de ser descoberto em a máscara de uma múmia egípcia.
Nem todas as múmias foram criadas iguais – estamos acostumados a vê-las contidas por sarcófagos deslumbrantes e máscaras revestidas em ouro, mas apenas a realeza egípcia tinha a honra com tal elegância. Quando os cidadãos regulares morriam e eram mumificados, suas máscaras eram feitas de papiro simples -, um material de papel fino à base de plantas – que era colado em camadas e pintado.
Apesar do papiro ser obviamente muito mais barato para produzir do que o ouro, vinha em quantidade limitada, de forma que as pessoas muitas vezes reciclavam, da mesma forma como as crianças usam jornais velhos para fazer papel machê. Agora, pesquisadores descobriram como para soltar a cola que mantém essas camadas de papiro juntas, milhares de anos depois de ter sido aplicada, para que possam ser extraídos da máscara os escritos de tinta originais ainda intactos.
Uma equipe de cientistas e estudiosos liderada por Craig Evans, um especialista em textos bíblicos, no Acadia Divinity College, nos EUA, usou esta técnica para extrair centenas de textos antigos das máscaras de um grupo de diferentes múmias, cujo conteúdo não tem apenas significado religioso. Achados mais notáveis ​​incluem contos e reflexões filosóficas de Homero, o antigo poeta grego.
“Estamos recuperando documentos antigos do primeiro, segundo e terceiro séculos. Os documentos não apenas cristãos, não apenas documentos bíblicos, mas textos gregos clássicos, documentos comerciais, vários papéis mundanos, cartas pessoais”, disse Evans a Owen Jarus ao LiveScience. “A partir de uma única máscara, não é estranho se recuperar uma dúzia deles ou até mesmo mais textos novos. Vamos examinar muitas centenas, talvez milhares de papiros, à medida que o trabalho estiver sendo feito”.
Como um número dessas correspondências pessoais e empresarial incluem datas, a equipe foi capaz de datar o fragmento Evangelho de Marcos ao 1º século, porque, enquanto ela não foi datado, foi encontrado na máscara com documentos que estavam datados.
Os pesquisadores tiveram o cuidado de salientar que, enquanto tiveram que tomar a difícil decisão de destruir as máscaras a fim de descobrir os documentos que os mantêm juntos, estas não são “peças com qualidade de museu”, disse Evans ao LiveScience , e podia se encontrar mais valor arqueológico nos materiais desconstruídos.
Devido ao valor do que já foi descoberto, e o fato de que tudo o que é encontrado ainda pertence ao museu, universidade, ou colecionador particular que possui da múmia, a equipe de Evans teve que manter segredo sobre o conteúdo. A única razão pela qual eles estão autorizados a falar sobre o fragmento Evangelho de Marcos é por quê as notícias de sua existência foi divulgada em 2012 .
Se o cálculo da equipe do primeiro século estiver preciso para a idade deste fragmento, antecede a cópia mais antiga atual do Evangelho de Marcos por quase 150 anos. Mas o ceticismo sobre as práticas de datação permanecerá até que o documento seja publicado e pesquisadores independentes estejam autorizados a examiná-lo. Por agora, temos que se contentar com o que Evans diz que eles fizeram até agora o artefato.
Jarus explica a LiveScience :
“Evans diz que o texto foi datado através de uma combinação de datação por carbono 14, o estudo da caligrafia no fragmento e estudando os outros documentos encontrados junto com o evangelho. Estas considerações levaram os pesquisadores a concluir que o fragmento foi escrito antes do ano 90. Com o acordo de confidencialidade em vigor, Evans disse que ele não pode dizer muito mais sobre a data do texto até que o papiro seja publicado”.
A publicação está prevista para acontecer ainda este ano.
Fonte: LiveScience
Tradução: Emerson de Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS QUATRO ÚLTIMOS IMPÉRIOS MUNDIAIS - DANIEL CAPÍTULO 7

Continuando o capítulo 2, tem outra profecia dentro do mesmo assunto: as quatro últimas potências mundiais. No capítulo 2 estes impérios são representados por uma imagem dividida em 4 partes, que se esmiuçaram ao impacto de uma pedra cortada de um monte. No presente capítulo, estes mesmos impérios representam-se por um leão, um urso, um leopardo, e um animal anônimo terrível e espantoso. Por fim, vem o Filho do Homem, exercendo o juízo e estabelecendo o reino eterno do Altíssimo. I.          OS TEMPOS DOS GENTIOS Que são os tempos gentios.   O texto de Lucas refere-se a um período especial no qual Jerusalém será pisada pelos gentios  (Lc 21.24). O tempo dos gentios teve seu inicio quando uma parte de Israel foi levado de sua terra para o cativeiro na Babilônia em  586 a .C. (2º Cr 36.1-21; Dn 1.1-2) e só terminará quando Cristo voltar para governar sobre todo o mundo, e assumir o trono de Davi (Lc 1.31-32). II.       O CURSO DOS TEMPOS DOS GENTIOS 1.        O p

Sexo anal é pecado? O que a Bíblia diz sobre essa questão?

No dia 15 de novembro de 2010 publiquei aqui no blog um post abordando a questão do sexo oral. http://www.pranselmomelo.com.br/2010/11/sexo-oral-entre-casados-e-pecado.html Infelizmente toda e qualquer matéria que trata questões sexuais de forma mais explicita normalmente é rejeitada dentro de nossas Igrejas. Existe muito preconceito e desconhecimento sobre o tema, logo, muitas vezes o silencio se apresenta como melhor resposta. Desde que foi publicado o post recebe centenas de acessos, mantendo-o nos primeiros lugares ainda que já tenha sete meses de sua publicação. Isso mostra o grande interesse pelo assunto por parte dos leitores do blog sendo que o mesmo recebe também um grande numero de comentários. Entre outras dúvidas tenho sido indagado por alguns a respeito do sexo anal, se a prática é ou não condenada por Deus. A resposta dada pelo pastor Graciliano Martins a uma internauta responde com clareza as dúvidas que por ventura ainda ocupem a mente de outros irmãos. Pr

VISÃO DO TRONO DA MAJESTADE DIVINA APOCALIPSE - 4

João fora banido para a Ilha de Pátmos, por ordem do imperador Domiciano, “por causa da Palavra de Deus e pelo Testemunho de Jesus Cristo” (Ap 1.9). Na solidão da ilha, foi presenteado com um dos mais altos privilégios que um mortal pode obter. Deus deu a João revelações maravilhosas, que em seu bojo, constituem o clímax do Apocalipse. Foi nesta Ilha que João teve a estupenda visão do Cristo glorificado (Ap 1.9-20). “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas” (Ap 4.1). Jesus convida o apóstolo João a subir ao Seu Trono para revelar os acontecimentos vindouros. Através das revelações deste livro queremos agora fixar os acontecimentos que ocorrerão após o arrebatamento da Igreja fiel de Jesus Cristo. João vê uma porta aberta no céu e recebe um convite para que entre por ela, entrando con